Os Serviços de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Famílias e Comunidade, serão desenvolvidos com a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos participantes, independente da periodicidade de suas necessidades de cuidado, agindo no reconhecimento do potencial da família e do cuidador, na aceitação e na redução da sobrecarga do cuidador, decorrente da prestação de cuidados diários prolongados.
O trabalho será elaborado com base na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, e o objetivo será desenvolver ações especializadas para o enfrentamento da vulnerabilidade e prevenções de riscos sociais complexos e multicausais, bem como garantir as aquisições e as superações das situações violadoras de direitos que contribuem para a intensificação da dependência das pessoas com deficiência intelectual, TEA ou múltipla.
As ações serão para conhecer as condições de vida dos usuários, levantando, identificando, avaliando os aspectos sociais, econômicos e culturais do usuário e da família em que o mesmo está inserido e a partir da identificação interpretar junto com a equipe multiprofissional os aspectos relevantes, disponibilizando um plano individual de atendimento para o usuário/família.
As ações são de:
- Acompanhamento;
- Atendimento;
- Devolutiva;
- Doação em geral;
- Empréstimo de Equipamento;
- Encaminhamento;
- Estudo sócioeconômico e cultural;
- Orientação, Individual e/ou Sócio familiar;
- Plano de atendimento individual;
- Relatórios e prontuários,
- Reunião de Equipe;
- Triagem;
- Visita Técnica.
Serão desenvolvidas as ações especializadas contribuindo assim para o desenvolvimento de potencialidades proporcionando uma melhor qualidade de vida, bem como a garantia de acesso a bens e serviços assegurados em lei, marcando uma gestão de inclusão social.
O público alvo será Pessoa com Deficiência Intelectual, Múltipla e TEA (Transtorno do Espectro Autista), com idade a partir de 0 (zero) ano e sua respectiva família de ambos os sexos, cadastrados ou não, nos programas de atendimento da Instituição.
Controle de acompanhamentos, encaminhamentos realizados e relatórios mensais
Os atendimentos realizados pelo setor serão avaliados quantitativamente, mediante:
- Controle de atendimento Mensal
- Todas as ações serão registradas no prontuário do usuário, bem como no livro de registro de ações do Assistente Social.
Os atendimentos realizados pelo setor serão avaliados qualitativamente, mediante
- Plano de atendimento individualizado.
- Pesquisa de satisfação realizada semestralmente.
Número de Vagas disponíveis:
- Fisioterapia: 13 atendidos / semanais
Proposta – Atendimento a pessoas que frequentam o Projeto da assistência social. O objetivo é prevenir ou minimizar os distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor e possibilitar o desenvolvimento potencial.
Público Alvo – Os atendimentos consistem em serviços de reabilitação, habilitação e prevenção à atendidos do Projeto Apoio a Assistência Social de ambos os sexos, que apresentem laudos com deficiência intelectual, múltipla e TEA.