1. SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL – PREPARAÇÃO DA PESSOA

COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

PREPARAR PARA INCLUIR

 

     Capacidade de atendimento:

  • 30 pessoas

 

   Objetivo

O objetivo é desenvolver um trabalho social com as pessoas com deficiência intelectual, múltipla ou transtorno do espectro do autista possibilitando a ampliação da capacidade do desenvolvimento de potencialidades, estimularem a autoconfiança, aquisição de informações, conhecimentos, habilidades cognitivas, emocionais, vivenciais a fortalecer a capacidade crítica.

 

Justificativa

O serviço baseia-se na Resolução CNAS nº33, de 28 de Novembro de 2011 e consiste, na inclusão da pessoa com deficiência intelectual, múltipla e TEA (Transtorno do Espectro Autista) em algum tipo de atividade profissional, primordialmente competitiva e sempre condizente com o potencial e as aspirações desta pessoa e também com as disponibilidades no mercado de trabalho e assim garantir a inclusão.

     Objetivo Geral

 

Preparar e incluir a Pessoa com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo, e outros Transtornos não especificados, no mercado de trabalho competitivo, apoiado e autônomo. As ações visam identificar as necessidades existentes no mercado de trabalho local, sempre condizente com o potencial e as aspirações desta pessoa e assim garantir a inclusão.

 

       Objetivo Específico

As ações serão desenvolvidas de forma personalizada, individualizada através de oficinas, mediante o apoio de profissionais especializados (educador de grupo, psicóloga e assistente social.

 

 Proposta

Preparar e Incluir a pessoa com deficiência intelectual/múltipla ou TEA para desempenhar uma função, com habilidades sociais necessárias para uma postura profissional adequada, bem como com as mesmas condições de trabalho e salário do trabalhador sem deficiência.

 

     Público Alvo

 Pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e TEA (Transtorno do Espectro Autista), pessoas que demandam estratégias de apoio mais intensas para romper barreiras de acesso ao trabalho, com idade a partir de 16 (dezesseis anos), inserida ou não na rede estadual de ensino.

 

      Metodologia

As atividades serão executadas em duas etapas concomitantes, através de ações de recursos e estratégias que aumentam a independência e a interdependência das pessoas, a integração e a satisfação da vida comunitária e laboral. O atendimento será realizado pelo educador (a) de grupo, quatro vezes por semana durante quatro horas, com uma turma no período da manhã e uma turma no período da tarde.

Haverá atendimento psicológico em grupo e individual/familiar (conforme necessidade)

Acessar o conteúdo